Você sabe escovar os dentes corretamente?

Esta seção aborda:

• Modo correto de higienização bucal;
• Cuidados durante o seu tratamento ortodôntico;
• Emergências ortodônticas.

 

Higiene e cuidados com os dentes

A Odontologia praticada em nosso local segue uma nova tendência mundial, que trata de forma preventiva todos os pacientes. Utilizamos materiais didáticos que auxiliam na motivação e condicionamento do paciente para remoção eficaz da placa bacteriana. São efetuados procedimentos como:

• Técnica de escovação e uso do fio dental;
• Profilaxia: remoção da placa bacteriana e cálculo gengival (tártaro);
• Aplicação de flúor: proteção adicional ao dente;
• Raspagem, se necessário.

Dessa forma, pode-se esperar sempre um resultado melhor e prolongado do tratamento, pois desde o início o paciente é conscientizado da importância da Prevenção. São efetuados todos os procedimentos preventivos como:

• Levantamento do índice de placa bacteriana;
• Limpeza mecânica com ultrassom e jato de bicarbonato;
• Remoção de tártaro;
• Aplicação de flúor e outros.

Veja abaixo como escovar os dentes da forma correta

Cuidados Gerais durante o tratamento ortodôntico

É extremamente importante manter uma boa higiene bucal durante todo o tratamento. A presença dos acessórios do aparelho, como anéis, fios e bráquetes dificultarem a escovação, o correto uso do fio dental e a higienização criteriosa são suficientes para evitar cárie dentária, acúmulo de biofilme (placa bacteriana), e inflamação gengival.

Preservar a integridade dos tecidos de suporte e proteção dos dentes é pré-requisito para um tratamento ortodôntico de sucesso. A falta de colaboração com a higienização ou cuidados com o aparelho podem causar atraso, interrupção ou término precoce do seu tratamento ou do tratamento de seu filho.

Emergências Ortodônticas

A grande maioria das emergências na ortodontia pode ser resolvida de maneira simples, seguindo uma correta orientação profissional. Entre em contato conosco o mais rapidamente possível caso ocorra algum imprevisto em relação ao seu tratamento.

Sensibilidade nos dentes

A sensibilidade esperada durante as primeiras 72 horas após a ativação ou durante o uso de elásticos pode ser diminuída com a aplicação de laser terapêutico, oferecido no nosso consultório.
Também pode ser utilizado um analgésico comum de seu costume, como os utilizados para dor de cabeça. Atenção: não ingerir anti-inflamatório ou relaxante muscular para este fim sem conhecimento profissional ou sem o consentimento do seu ortodontista.

Aftas

A cera fornecida pelo consultório pode ser aplicada no local para cobrir as extremidades que podem estar causando irritação.

Quebras

Em caso de qualquer irregularidade, como brackets ou bandas soltas, entre em contato conosco para agendar o reparo. Este tipo de situação pode atrasar a movimentação dentária que está sendo realizada e também ser um ponto de irritação para a língua, bochecha e lábios ou local de acúmulo de placa bacteriana, favorecendo o aparecimento de desmineralizações ou manchas no esmalte dentário.

x