Como escolher um Ortodontista

Você sabe escolher um ortodontista?

A escolha do ortodontista e do dentista é uma decisão muito importante, pois terá um efeito no resto da sua vida.

“O FUTURO É CONSTRUÍDO PELAS NOSSAS DECISÕES”
Alvin Tofler

 

O QUE É UM ORTODONTISTA?

Ortodontista é o profissional que além de possuir graduação em odontologia, fez pós-graduação em Ortodontia reconhecida pelo MEC e pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Para o profissional obter o título de especialista em ortodontia ele estuda mais 3 anos além da faculdade para obter a habilidade para praticar esta especialidade.

Para saber quem é especialista basta entrar no site do Conselho Federal de Odontologia: http://cfo.org.br/serviços e consultas/profissionais – digite o nome do profissional e selecione o estado de SC para consultas no município de Porto União, ou PR para consultas no município de União da Vitória.
Portanto fique atento: para realizar um tratamento ortodôntico é necessário formação e conhecimentos específicos alcançados em anos de estudo continuado.

 

AS CLÍNICAS QUE ANUNCIAM “APARELHO DE GRAÇA” OFERECEM ALGUMA VANTAGEM?

Não existe nada de graça, e principalmente ninguém trabalha de graça, todos nos possuímos custos operacionais. Na verdade, estas clínicas visam ao lucro através do tempo cobrado de mensalidades que geralmente são prolongados para o pagamento do valor oferecido “de graça” no início. É muito comum para este tipo de clínica contratar auxiliares e dentistas sem formação em ortodontia para executar o atendimento, podendo trazer riscos para a saúde bucal.
Você acredita que alguém que não o conhece possa oferecer algo de graça, como um aparelho ortodôntico? Isto é uma maneira falsa e antiética de captar e “amarrar’’ o paciente.

 

TODAS AS CLÍNICAS QUE COLOCAM APARELHO TÊM ORTODONTISTAS?

Não. Infelizmente, muitas clínicas têm o objetivo apenas de lucrar com a Ortodontia, e contratam profissionais que não são especialistas para atender os pacientes. Os dentistas que não fizeram a pós-graduação em Ortodontia não têm o conhecimento necessário para executar tratamentos.

 

UM TRATAMENTO MAL CONDUZIDO PODE TRAZER RISCO?

Sim, e principalmente quando o profissional não tem conhecimento de Ortodontia.

Diversos problemas, como por exemplo:
• Movimento dos dentes para posições erradas;
• Reabsorções da raiz e perda dos dentes;
• Aplicação de forças excessivas.

Este tipo de situação pode ser evitada e traz riscos desnecessários para sua saúde.

 

O QUE É BIOSSEGURANCA?

É o conjunto de procedimentos que evitam o contato dos pacientes de uma clínica ou hospital com bactérias e microrganismos.
Nos consultórios odontológicos, muitas regras devem ser observadas para proteger os pacientes deste contato. Uma delas é a esterilização em autoclaves e papel cirúrgico lacrado.

Verifique se a clínica que você frequenta adota as normas previstas pela Vigilância Sanitária.
Muitas doenças podem ser transmitidas em consultórios sem cuidados.

 

O QUE É CÓDIGO DE ÉTICA DE ODONTOLOGIA?

É uma norma do CFO (Conselho Federal de Odontologia) para regulamentar a conduta dos dentistas e das clínicas. Você sabia que o código de ética proíbe anúncios de aparelhos de graça de qualquer outro tipo de tratamento. Entretanto, muitas clínicas não respeitam o código de ética. Será que uma clínica que desrespeita o código de ética vai respeitar todas as NORMAS DE BIOSSEGURANÇA PREVISTAS e determinadas pela vigilância sanitária? (ANVISA)
Então, para uma escolha segura observe se:

• O dentista possui título de especialista em Ortodontia registrado no Conselho Federal de Odontologia. Veja através do site do Conselho Federal de Odontologia:
http://cfo.org.br/serviços e consultas/profissionais
• Observar se ele age eticamente em relação a divulgação de preços e propagandas;
• Observar ou perguntar se a clínica segue as normas de biossegurança;

Esperar do profissional escolhido um planejamento detalhado, escrito, baseado na documentação ortodôntica, com uma previsão honesta do tempo do tratamento.

x